
Ratazana (Rattus norvegicus)
A ratazana tem um focinho arredondado, orelhas pequenas que não chegam aos olhos quando se dobram para a frente, olhos pequenos e a cauda é mais curta que a cabeça e o corpo combinados. São animais mais ativos durante a noite, fortes, agressivos, muito ágeis, trepando habilmente e conseguindo mesmo subir pelas paredes mais lisas, nadam muito bem, são boas saltadoras e sabem cavar embora não com muita perseverança. Possuem o ouvido, o olfato e o gosto muito desenvolvidos, são inteligentes e muito desconfiadas. Vivem em túneis, sótãos e esgotos; nas povoações e em celeiros, canais de água, junto a lixeiras, silos, etc. As ratazanas são omnívoras, comem e roem de tudo, especialmente os alimentos e as bebidas mais habituais do Homem. Devoram resíduos imundos, não recusando carne de outros animais em putrefação. Instalam-se nas proximidades do Homem onde sabem que vão encontrar comida; habitam nos lugares mais infetados e sujam outros de propósito para viver neles.
Rato dos telhados (Rattus rattus)
O rato dos telhados possui o focinho pontiagudo e orelhas grandes que cobrem os olhos quando se dobram para a frente, a cauda é mais fina e maior do que a cauda da ratazana e o seu pelo é escuro. É um roedor muito ágil, com grande capacidade trepadora, pelo que pode ser encontrado em celeiros, telhados, águas furtadas, vigas, etc. Tal como a ratazana tem hábitos noturnos mas é menos agressiva e invasora; possui um amplo campo de movimentação, tanto no interior como no exterior. O rato dos telhados é omnívoro, alimentando-se principalmente de substâncias vegetais tais como sementes, verduras frescas e fruta, embora quando é necessário come quase tudo o que está ao seu alcance.
Rato doméstico (Mus musculus)
O rato doméstico possui o focinho pontiagudo, orelhas grandes, olhos muito pequenos e a cauda é aproximadamente do tamanho do corpo. Correm velozmente e trepam muito bem, sabem saltar e fazer piruetas, mostrando uma incrível resistência à fadiga. É também um bom nadador embora não goste de água, evitando-a. É omnívoro, embora seja muito apreciador de grãos. É muito voraz e mostra preferência pelas substâncias açucaradas, o leite, queijo, carne, gordura, bebidas doces e alcoólicas e fruta, escolhendo sempre o alimento de melhor qualidade sempre que lhe for possível. Acumula todo o alimento que pode no seu esconderijo, mostrando-se incansável nessa tarefa. Bebem muito pouca água. Vivem no interior dos edifícios, preferindo os lugares secos. Constroem os ninhos em lugares como armários, paredes, trajes velhos, papel acumulado, etc. Possuem um raio de ação muito pequeno e são encontrados em todo o mundo, tanto no meio rural como no meio urbano. São mais ativos durante a noite, altura em que recolhem a comida. Roem tudo, pelo que provocam danos bastante dispendiosos. Quanto mais sedentos estão, mais roem.